**** Mais vale morrer de pé que passar toda a vida de joelhos **** Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Tudo na mesma na frente

A 15ª jornada trazia a curiosidade de por frente-a-frente os quatro primeiros classificados da LCB, com a vitória a sorrir às formações da Ovarense Aerosoles (76-67 vs FC Porto Ferpinta) e SL Benfica (86-78 frente a Lusitânia Angra PM). Nos outros dois encontros desta noite, o Queluz Sintra PM foi alcançar uma preciosa vitória na Figueira frente ao Casino Ginásio por 84-85, enquanto o Barreirense suplantou em casa o CAB Madeira por 58-55.
Timberwolves e Hawks de olho em Betinho
João Gomes, o jovem extremo do Barreirense, perfila-se como um sério candidato ao draft da NBA da próxima época. No verão passado, a sua passagem pelo Reebok EuroCamp realizado em Treviso, Itália, foi de tal forma positiva, que os Minnesota Timberwolves e os Atlanta Hawks enviaram, ontem ao Barreiro, emissários para recolher mais informações sobre o atleta e assistir ao jogo com o CAB Madeira (58-55).
Pete Philo, responsável pelo scouting internacional dos Timberwolves e Mike Crow, emissário dos Hawks na Europa, que curiosamente já jogou no Sporting em 1978/79, viram “in loco” a performance do jogador no encontro frente ao CAB Madeira.
João Gomes, mais conhecido por Betinho, deu nas vistas no Reebok EuroCamp, que por coincidência, ou não, é dirigido por Pete Philo que também acumula o cargo de director do scouting internacional da Reebok. Também na altura, Chad Ford, o prestigiado jornalista da cadeia norte-americana ESPN, já tinha visto as potencialidades do extremo do Barreirense, de tal forma que numa lista de 48 jogadores Betinho ocupava a quinta posição. Aliás, o jogador português foi um dos sete atletas com direito a análise completa por parte do jornalista norte-americano, que na sua opinião, tem grande margem de evolução, assim como perfil para ser um jogador com futuro na NBA.
Com estes rasgados elogios, e tendo por base não só a análise de Chad Ford mas também de outros jornalistas norte-americanos, Betinho perfila-se como um sério candidato ao draft de 2007. A presença dos dois emissários norte-americanos no Barreiro veio reforçar a ideia de que está cada vez mais próxima a presença de um jogador português na NBA.
Quem é Betinho?

João Gomes nasceu na ilha do Fogo, em Cabo Verde, mas uma viagem dos responsáveis do Barreirense ao arquipélago fez com que Betinho deixasse para trás a sua terra natal. Há cerca de cinco anos em Portugal, o extremo de 22 anos, é desde 2005 cidadão português. Admirador confesso do poste dos Minnesota Timberwolves, Kevin Garnett, Betinho esteve a um passo de representar a equipa do Tau Cerâmica, da Liga ACB Espanhola.
Foi três vezes campeão de Cabo Verde em juvenis e uma vez em juniores e foi considerado o melhor jogador dos Jogos da CPLP de 2002 (escalão sub-16) realizados na Cidade da Praia, prova conquistada por Cabo Verde. É titular indiscutível no Barreirense, onde nesta época alinhou nos 13 jogos da sua equipa, sempre no cinco inicial. Na selecção portuguesa é o suplente de luxo que Valentin Melnychuk tem à disposição e só não foi um elemento activo na caminhada gloriosa de Portugal rumo ao Eurobasket, porque só é permitida a utilização de um jogador naturalizado e foi Carlos Andrade a merecer a preferência do seleccionador. O sonho de João Gomes é, tal como o da maior parte dos basquetebolistas profissionais, jogar na NBA. Já faltou mais...

Sem comentários: