Naval comemora 114 anos de existência
No dia 1 de Maio de 1893 foi fundada, a Figueira da Foz, a Associação Naval 1º. De Maio , a primeira colectividade de cariz popular instituída em Portugal. Esta Associação Naval Figueirense. Sendo uma Associação de raiz operária o nome escolhido para a agremiação não poderia ter sido mais apropriado, assim como o dia escolhido para a sua implementação – o dia do trabalhador, de 1893.
Embora na fase inicial a Naval, tenha tido por objectivo a prática de desportos náuticos, tendo sido o remo durante os primeiros anos a secção que almejou mais sucessos desportivos. Porém, independente destes sucessos, a Naval 1º. De Maio largou as secções desportivas e culturais, para proporcionar aos seus associados um leque variado de opções para a prática desportiva e lúdica.
Assim, para além do desporto aquático, surgiu a ginástica, a natação, a patinagem, pesos e halteres, luta greco-romana, basquetebol, tiro, esgrima, dança e o futebol. Actualmente, o futebol é a prática mais apreciada, estando a equipa profissional a jogar na Bwin Liga.
Outros dos objectivos dos fundadores da Naval 1º. De Maio, foi proporcionar um desenvolvimento cultural e cívico aos seus associados, promovendo actividades recreativas, de que destacam os passeios, bailes, festas, animatógrafo, garraiada, orfeão e o teatro.
Associação Naval 1º. De Maio foi a terceira colectividade português a ser reconhecida pelo Comité Olímpico Português, devido à intensa actividade.
É a quarta colectividade desportiva mais antiga do país, como 114 nos de existência.
Quase todo o espólio arquivista da Naval foi destruído com o incêndio que assolou a sede, a Junho de 1997. Posteriormente ao incêndio, a Naval 1º. De Maio implementou a sua sede provisória no Estádio Municipal José Bento Pessoa, onde se mantém até aos dias de hoje.
domingo, abril 29, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário