**** Mais vale morrer de pé que passar toda a vida de joelhos **** Myspace Scrolling Text Creator

sexta-feira, julho 27, 2007

Campeonato a três voltas

O próximo campeonato profissional da Liga de Clubes vai ser disputado a três voltas, com as duas primeiras rondas em formato "puro" e a terceira jogada em campo "neutro", percorrendo um total de sete cidades diferentes. A decisão saiu do plenário de clubes da LCB, esta quinta-feira, em Leiria.

O novo modelo competitivo foi escolhido pelos clubes, depois de terem sido debatidas as três propostas que estavam em aberto e rejeitadas duas fórmulas: uma semelhante à da época passada e outra que previa uma liga em duas fases.
"Com isso procuramos satisfazer as pretensões, nossas e de patrocinadores, de levar o basquetebol a outros locais que não têm modalidades do nível da Liga", disse o presidente da LCB, Paulo Mamede, à Agência Lusa, no final do encontro.
Foi criada uma data limite para inscrição de jogadores (31 de Janeiro), com o objectivo de "tornar competitivo e o mais equilibrado possível o desenrolar de todas as competições, para que não haja uma diferença entre os clubes", explicou o dirigente.
O Torneio dos Campeões - primeira competição da LCB - terá uma fase final de apenas quatro clubes, enquanto a Taça da Liga manterá o formato de oito equipas. As competições oficiais arrancam no último fim-de-semana de Setembro.
Na opinião de Paulo Mamede, "esta será, com certeza, uma temporada em que a componente política terá um peso determinante, em nome da legalidade e justiça que tem de ser feita uma vez por todas em Portugal".
O líder federativo considera que o cenário actual do basquetebol português é "crítico", mas, ainda assim, garante que a LCB "mantém o propósito de organizar a melhor competição desportiva de basquetebol do país".

Sem comentários: