**** Mais vale morrer de pé que passar toda a vida de joelhos **** Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, julho 26, 2007

João Figueiredo falha EuroBasket

João Figueiredo não vai marcar presença no EuroBasket, em Setembro. A garantia é do seleccionador português, Valentyn Melnychuk, que se mostra-se satisfeito com o arranque dos trabalhos do estágio da "equipa das quinas".
João Figueiredo é "carta fora do baralho" para o Campeonato da Europa, no próximo mês de Setembro. O base que foi recentemente contratado pelo FC Porto voltou a lesionar-se numa coxa e está afastado das opções do seleccionador nacional, adiando a estreia absoluta por Portugal.



"Sofreu mais uma rotura na coxa e precisa de parar um mês, para recuperar. O Figueiredo está fora do EuroBasket. Ele está frustrado, porque sonhava jogar na selecção e estar na fase final do Europeu", revelou Valentyn Melnychuk, em declarações prestadas pelo seleccionador português. O treinador ucraniano acrescentou que João Figueiredo "terá mais oportunidades na próxima época, porque não é um jogador velho" (faz 29 anos no final do mês de Agosto) e, em tom de brincadeira, disse que "se o João respeitar o seu corpo e a sua saúde, pode jogar até aos 40 anos". A notícia surgiu no dia (quarta-feira) em que os 16 convocados para o estágio de preparação para o EuroBasket se concentraram, em Carcavelos, e fizeram os dois primeiros treinos de conjunto, com vista ao Torneio Internacional de Elvas, que se realiza entre os dias 3 e 5 de Agosto. "Chegaram os 16 jogadores convocados. O João Figueiredo lesionou-se, mas entrou o José Costa, que está completamente recuperado dos problemas físicos que o afectaram e fez dois treinos sem problemas", adiantou o seleccionador, que ficou satisfeito com a primeira amostra. "Estou surpreendido com as condições físicas do Paulo Cunha, que está quase a 100%, depois de uma operação gravíssima. O Miguel Miranda está a 80% e o Miguel Minhava está a 90%. Fizemos dois treinos físicos e todos aguentaram", adiantou Valentyn Melnychuk. O técnico revelou que, depois do treino da manhã, percebeu que tem "16 jogadores operacionais", mas admite que, agora, tem uma "dor de cabeça", que será "escolher apenas 12". Essa escolha, assegurou o responsável, "não vai acontecer logo no final deste estágio, para dar oportunidades a todos". No Torneio de Elvas - com as selecções da Tunísia, Geórgia e Roménia - o objectivo é fazer experiências, do ponto de vista táctico, em ambos os lados do campo, embora o seleccionador sublinhe que as vitórias estão sempre no horizonte dos jogadores e técnicos da "equipa das quinas". "Este torneio vai servir para testar o trabalho que vamos fazer durante o estágio. É importante testar esquemas defensivos e ofensivos, fazer rectificações. Também é importante ganhar, para ter mais confiança", considerou Melnychuk.

Sem comentários: