**** Mais vale morrer de pé que passar toda a vida de joelhos **** Myspace Scrolling Text Creator

domingo, abril 06, 2008

Taça de Portugal

V. Guimarães "salta" da Proliga para um feito histórico

O Vitória de Guimarães, o actual campeão da Proliga, conseguiu hoje um dos mais surpreendentes feitos no basquetebol português, ao conquistar a 54ª Taça de Portugal, ao bater o super-favorito FC Porto por 65-64, numa "final a 8" realizada em Elvas.Apenas um dia depois da heróica vitória sobre a Ovarense, bicampeã nacional, os vimaranenses tiveram "pulmão" para "abater" nova equipa da Liga profissional, que ainda na semana passada discutia com os vareiros o primeiro posto da fase regular do campeonato principal. E, tal como sucedeu nas meias-finais, foi apenas um lance livre a fazer a diferença. No sábado, a responsabilidade tinha recaído em Pedro Silva e hoje foi Carlos Fechas a lançar para o título, com 2,6 segundos para jogar, desfazendo uma igualdade a 64 pontos.Numa história muito semelhante à que sucedeu na véspera, o Vitória de Guimarães comandou o encontro até à entrada para o último período. No derradeiro quarto, um parcial de 8-0, que inverteu o resultado para sete pontos a favor dos portistas (52-59) parecia indicar que tinham acabado as "baterias" aos minhotos. Com um plantel menos "recheado" e a estrela da equipa, Tommie Eddie, "carregada" com quatro faltas a sete minutos do fim, os prognósticos começavam a inclinar-se para o FC Porto, mas o cenário voltou a inverter-se após duas faltas sucessivas de Julian Terrel.Com 1.16 minutos para jogar, os portistas deixaram escapar uma vantagem de quatro pontos quando Terrel fez falta sobre Pedro Azevedo, quando o extremo lançou, com sucesso, para três pontos. A falta foi transformada no lance livre e o marcador passou a registar 64-64. Já numa altura em que se esperava pelo prolongamento, Terrel voltou a fazer nova falta desnecessária, "mandando" Carlos Fechas para a linha de lance livre com apenas 2,6 segundos para jogar. O base ainda falhou a primeira oportunidade, mas não "tremeu" na segunda, originando uma verdadeira explosão de alegria entre os adeptos minhotos, em larga maioria entre os 2.000 espectadores presentes hoje no Coliseu de Elvas. O FC Porto ainda teve uma última posse de bola, mas o lançamento do base João Figueiredo, que já tinha falhado claramente o penúltimo ataque dos "azuis e brancos", esbarrou no aro e não entrou.

As equipas alinharam e marcaram:
- Vitória de Guimarães: John Winchester (2), Carlos Fechas (4), Pedro Silva (5), Tommie Eddie (27) e Pedro Azevedo (18). Jogaram ainda Ricardo Pinto e Pedro Tavares (9).
- FC Porto: Julian Terrel (11), Frederick Gentry (16), Paulo Cunha (7), Nuno Marçal (18) e João Figueiredo (2). Jogaram ainda Jorge Sing (4) e Toree Morris (6).
Marcha do marcador: 22-19 (primeiro período), 37-37 (intervalo), 52-51 (terceiro período), 65-64 (resultado final)

Sem comentários: