**** Mais vale morrer de pé que passar toda a vida de joelhos **** Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, julho 17, 2008


Origem e evolução do Basquetebol em Coimbra...


O basquetebol surgiu, pela primeira vez, em Coimbra, no ano de 1918. A iniciativa pertenceu à Associação Cristã de Estudantes (actual Associação Cristã da Mocidade) que, a 20 de Junho desse ano, inaugurou a sua sede na Rua Alexandre Herculano. Fundada pelo sr. Myron Clarck, o objectivo da Associação consistia «em proporcionar aos moços académicos meios de se divertirem, de repousarem das canceiras escolares e de conviverem com proveito intelectual e físico». Ao longo de um ano de existência, a Associação lançou um conjunto de modalidades, entre as quais o basquetebol que revolucionou o desporto na cidade, pois os “acemistas” tinham um ginásio dentro do seu edifício (ginásio que foi transformado numa sala de ginástica de espelhos).
Teve lugar, no dia 20 de Junho, o «primeiro aniversário da inauguração da nova sede da benemérita Associação Cristã de Estudantes de Coimbra. O programa da tarde consistiu em desafios de voleibol, boxe, basquetebol e ténis. À noite discursos, música e monólogos. Por essa altura contava já aquele grémio mais de 250 membros. Havia esperanças de que no futuro (ano lectivo seguinte) se conseguiria um director de educação física, o que muito contribuiria para o desenvolvimento do desporto na nobre cidade universitária».
A 18 de Agosto de 1920, chegou a Coimbra, o sr. Artur K. Powlison que foi o primeiro secretário da secção de educação física, tendo sido então que o Basquetebol começou a ser ensinado e praticado pelos «rapazes das escolas da nossa associação em Coimbra».
Em Dezembro de 1921, pelo esforço de W. H. Salling e Orton S. Clarck, directores da Associação Cristã de Estudantes, foi intensificada a prática do Basquetebol, através da organização de equipas e jogos inter–sócios, com arbitragens destes dois secretários.
Em Julho de 1922, «Orton S. Clark traduziu e adoptou para a língua portuguesa, as regras oficiais do Basquetebol e de outros jogos atléticos americanos, «que foram publicadas num belo volume”, indispensável a todo o desportista e editado pela A.C.E. de Coimbra». Este foi vendido pelas Associações Cristãs de Lisboa, Porto e Gaia. A partir de 1923, estas associações começaram a organizar entre elas os primeiros campeonatos da modalidade, cabendo à de Coimbra organizar o segundo, a 4 e 5 de Abril de 1924. A Associação Cristã de Estudantes além de dinamizar o basquetebol a nível interno, também começou por divulgar a modalidade aos outros clubes da cidade, conseguindo a realização de jogos de propaganda do novo desporto.
O primeiro registo noticioso dos jogos amigáveis remonta a 22 de Junho de 1924, no Stand de Celas entre o Sociedade Tiro e Sport e a Associação Cristã de Estudantes, tendo esta ganho por 33–18,. Entretanto, a Associação efectuou mais desafios de propaganda com os clubes da cidade que iam abrindo as suas secções de basquetebol, como foram os casos do Sport Clube Conimbricense, do União de Coimbra, da Académica, do Sporting Nacional, do Clube Futebol “Os Conimbricenses” e do Santa Clara Futebol Clube.
Em Novembro de 1927, com o propósito de desenvolver e orientar a prática do Basquetebol em Coimbra, o Dr. Octávio Rego Costa, então secretário geral da A.C.E. daquele tempo, dirigiu aos diversos clubes com secções nesta modalidade um convite para uma reunião, tendo em vista a criação de uma associação. Compareceram os delegados dos clubes do Sport Conimbricense, do União de Coimbra, do Clube Futebol “Os Conimbricenses”, do Santa Clara e do Sporting Nacional. Nessa reunião, após discutidos e aprovados os estatutos, foi fundada a Associação de Basquetebol, cuja sede ficou provisoriamente na A.C.E.. Foi ainda aprovada a filiação da nova associação na Federação de Basquetebol de Lisboa ou Porto, e a efectivação do campeonato distrital de Basquetebol em Coimbra. A Associação marcou um passo brilhante na marcha progressiva dos desportos na cidade do Mondego, tendo sido a terceira associação de Basquetebol que se organizou em Portugal. A 22 de Abril de 1928, a Associação iniciou o seu primeiro campeonato local, no ginásio da A.C.E., tendo-se defrontado o Sport Clube Conimbricense – Associação Académica Coimbra e Santa Clara Futebol Clube – Associação Cristã Estudantes. Esta viria a ser a conquistar o primeiro título de Coimbra.
Com o crescimento do campeonato de basquetebol de Coimbra, novos campos foram surgindo ao longo da década de vinte, além dos rectângulos do Stand de Celas, da Sociedade Tiro e Sport e do ginásio da Associação Cristã de Estudantes. Esta criou, entretanto, um campo exterior nas imediações do seu edifício, na zona que hoje abarca o ginásio/pavilhão principal e o Bingo da Associação Académica de Coimbra. Aí foram disputados muitos desafios de jornadas do campeonato e encontros de selecções distritais.
A 29 de Abril de 1928, a Associação Académica de Coimbra inaugurou um rectângulo dentro do Campo Santa Cruz, lado norte, com o primeiro encontro da selecção basquetebol de Coimbra contra a de Lisboa.
A década de 30 foi a que viu surgir mais campos de basquetebol em Coimbra. A partir de 30 de Março de 1930, o Sport Clube Conimbricense teve um rectângulo anexo ao Campo do Arnado, inaugurada com dois jogos inter-equipas do Sport e dois jogos do clube da casa contra a Associação Cristã de Coimbra. No dia 6 de Abril desse mesmo ano, o Santa Clara Futebol Clube, estreava o seu espaço do “jogo ao cesto” num pátio da sua antiga sede (actualmente como segunda casa do clube – secção de columbofilismo), com um conjunto de jogos nos quais foram intervenientes, alem do visitado, o União de Coimbra, o Vitória Futebol Coimbra Clube e o Triunfo Atlético Futebol Clube.
A Associação Académica de Coimbra (que, desde 1928, marcava as linhas de basquete no seu Campo Santa Cruz) inaugurou a 10 de Abril de 1932 um novo campo ao lado dos balneários, com um jogo entre a Académica e o Continente e Ilhas e outro entre Coimbra e Figueira. Um ano mais tarde, era a vez do União de Coimbra estrear, a 12 de Março, o seu rectângulo numa faixa de terreno anexo ao Campo de Futebol da Arregaça, com a participação do Sport Clube Águias, do Sport Clube Conimbricense, do Clube Recreativo Conimbricense e do Beira–Mar.
O Grupo Recreativo de Cruz de Cristo, um clube de Coselhas, inaugurou o seu campo a 22 de Julho de 1934, aquando do seu primeiro aniversário, tendo convidado para uma partida, os “cinco” de honra do Clube Recreativo de Celas.
Dois anos mais tarde, a 30 de Novembro, também o Olivais Futebol Clube apresentava as suas instalações de basquetebol, tendo participado na inauguração o clube da casa, a Académica, Os Conimbricenses, o Sport, o Cruz Cristo, o Vitória, o Sporting Nacional e o Cinco Académico. Estas equipas, exceptuando a última, também marcaram presença a 28 de Novembro de 1937, na inauguração do campo de basquete do Sporting Nacional, localizado na Ladeira do Seminário.

Sem comentários: