**** Mais vale morrer de pé que passar toda a vida de joelhos **** Myspace Scrolling Text Creator

quinta-feira, setembro 11, 2008


Portugal perde na Letónia (43-79)
FASE FINAL DO EUROPEU CADA VEZ MAIS DISTANTE

A Selecção Nacional voltou a perder na luta pela presença no Campeonato da Europa de 2009. Na terceira jornada do Grupo B da fase de qualificação, Portugal foi derrotado em Riga, capital da Letónia, por esclarecedores 43-79.Depois do desaire caseiro com a Estónia e do forte correctivo na Macedónia, já se esperava que a Selecção Nacional sentisse enormes dificuldades na Letónia, curiosamente perante uma equipa forte mas que, em 2007, no Europeu de Espanha, foi derrotada por Portugal.O primeiro período confirmou as previsões, embora na parte final a equipa comandada por Moncho López tenha conseguido atenuar as diferenças (19-10).No segundo parcial, Portugal jogou muito melhor. Mas, quando chegou a ameaçar equilibrar a superioridade local, os árbitros - de um caseirismo ridículo face à diferença de rendimento dos dos dois conjuntos - trataram de impedir que os jogadores nacionais "crescessem", o que levou o seleccionador a "perder a cabeça" e a ser castigado com falta técnica. Contudo, aquando do descanso, o resultado (25-38) ainda não deixava a Selecção fora da disputa do jogo.A segunda parte, porém, não confirmou a melhoria lusa. Defensivamente, os problemas para suster o "gigante" Biedrins (21 pontos e 12 ressaltos) aumentaram e no ataque, as dificuldades de sempre vieram à tona, conforme se atesta pela magreza de pontos obtidos (Carlos Andrade, com 15 e 8 ressaltos, foi o melhor elemento).No final, Portugal - com uma equipa física e psicologicamente debilitada - sofreu mais uma pesada derrota por 36 pontos de diferença (43-79), resultado que, em definitivo, deixa Portugal praticamente arredado da discussão pela qualificação directa no Europeu de 2009, a disputar na Polónia.No outro jogo da jornada, a Macedónia foi`ganhar à Estónia (90-78). Sábado, na quarta ronda, Portugal joga, muito provavelmente, a cartada decisiva para evitar o último lugar na "poule". Ganhar na Estónia por 10 pontos é objectivo. Difícil, é certo, mas possível se a equipa jogar ao seu melhor nível.

Moncho Lopez: «Temos de pensar em fugir ao último lugar»
SELECCIONADOR NACIONAL APÓS DESAIRE NA LETÓNIA

O espanhol Moncho Lopez, seleccionador português de basquetebol, reconheceu que o apuramento para o Euro'2009 já está fora de questão e que é preciso pensar em "fugir ao último lugar" do Grupo B de qualificação. "Temos de pensar em fugir ao último lugar e, para isso, precisamos de vencer na Estónia", afirmou à Agência Lusa, após a pesada derrota - a terceira em três jogos de apuramento - por 36 pontos na Letónia (79-43). O técnico espanhol afirmou que não vai pensar em vencer por 10 pontos, que valeriam a imediata subida ao terceiro posto do grupo, depois do desaire caseiro perante os letões por 79-70, mas apenas em conquistar o triunfo, sendo que, antes disso, é preciso recuperar das mazelas de mais um jogo muito desgastante. "Foi um jogo muito duro e que nos provocou grande desgaste energético. Vamos tentar recuperar o Jorge (Coelho) - não tem jogado a 100 por cento -, de forma a termos todas as opções para vencer em Talin e ganhar tranquilidade para os últimos jogos", revelou. Quanto a explicações para a derrota, Moncho aponta uma vez mais para o ataque: "Começámos muito concentrados e a defender com muita inteligência e com trabalho duro, mas ofensivamente tivemos muitas dificuldades, como vem acontecendo nos últimos jogos". "A defesa estava bem, mas não marcar no ataque torna-se um grande problema, pois, devagar, aos poucos, o adversário vai aumentando a vantagem e, depois, torna-se muito difícil recuperar", disse.Depois, na parte final, a equipa afundou-se, o que desagradou a Moncho Lopez: "O desacerto foi muito grande no último período e, com a diferença a aumentar, a equipa não conseguiu manter o rigor". A situação está complicada, mas o técnico espanhol não entra em "desculpas fáceis", pois reconhece, a equipa portuguesa tem "problemas de todo o tipo", não apenas psicológicas, naturais face à sucessão de derrotas (três em outros tantos jogos)" "Não me escondo", frisou, garantindo acreditar que a equipa portuguesa pode voltar já aos triunfos sábado: "Temos uma equipa experiente, e não de miúdos, pelo que é mais fácil gerir as emoções e recuperar".
http://www.fibaeurope.com/cid_KNce8jInH7Qj1EsyH5rjn2.gameID_6330-B-5-3.compID_qMRZdYCZI6EoANOrUf9le2.season_2009.roundID_6330.teamID_.html#{1069DEBF-F6B0-48E8-9680-5C0DE029CF6B}

1 comentário:

Anónimo disse...

Oes Espanhois é que são bons, sem ovos ninguem faz omeletes.
já que foste buscar os velhos vai buscar o Lisboa talvez joque mais que esses todos juntos...